O violento abalo que sacudiu o Chile na madrugada de 27 de Fevereiro terá alterado o eixo de rotação da Terra e encurtado ligeiramente os dias, revela a NASA.

Os cálculos do cientista Richard Gross, do Jet Propulsion Laboratory da NASA, mostram que o eixo da Terra desviou-se 8 centímetros durante o sismo de magnitude 8.8 na escala de Richter, indicou a agência espacial norte-americana em comunicado. 
Se os dias terrestres duram 24 horas deve-se ao facto de ser esse o período de tempo que o planeta demora a completar uma rotação completa em redor do seu eixo. A ligeira modificação deste eixo leva então a uma alteração na sua rotação. 
Se o eixo da Terra se desviou 8 centímetros durante o sismo, tal corresponde a uma ligeira diminuição da duração dos dias – em 1,26 micro-segundos, de acordo com os cálculos de Richard Gross. Um micro-segundo representa um milionésimo de segundo, logo, essa alteração é imperceptível. 
Este abalo teve mais repercussões ao nível do desvio do eixo da rotação da Terra do que o outro mais potente de magnitude 9.1 que ocorreu na Indonésia e que deu origem a um tsunami na Ásia em 2004, acrescentou o cientista. 
Isto deve-se ao facto de a falha que deu origem ao terramoto no Chile “ter um ângulo de penetração na crusta terrestre muito mais forte que a falha responsável pelo sismo de Sumatra em 2004”, ou seja, tem uma maior capacidade de deslocar verticalmente a massa terrestre e modificar o seu eixo.

0 comentários:

Postar um comentário